Na manhã desta quinta-feira (20/02), um paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória nas proximidades do Shopping da Economia, em Itapeva/SP. A ocorrência gerou grande repercussão nas redes sociais, com vídeos circulando e moradores questionando a demora no atendimento. Em entrevista ao Itapeva Alerta, o coordenador do SAMU local, Danilo Bargieri, explicou os motivos da demora e a atual situação do serviço na cidade.
Segundo Bargieri, o chamado foi registrado às 10h03, com a informação de que o paciente, Senhor Édson Gama, estava inconsciente ao solo, possivelmente em parada cardiorrespiratória. No momento da solicitação, todas as ambulâncias do SAMU estavam em atendimento, o que levou a equipe a acionar o Corpo de Bombeiros para apoio.
“No momento do chamado, nossas ambulâncias estavam todas empenhadas. Pedimos o auxílio dos bombeiros, o que é um procedimento padrão quando estamos sem viaturas disponíveis. No entanto, os bombeiros também estavam atendendo outra ocorrência e só conseguiram deslocar um caminhão para o local”, explicou Bargieri.
Enquanto isso, uma ambulância do SAMU, que havia acabado de atender outro paciente, deslocou-se da Santa Casa para prestar apoio. Porém, antes da chegada da equipe avançada, o paciente já havia sido encaminhado pelos bombeiros até a base do SAMU, onde foi constatado o óbito.
Nossa equipe conversou com uma testemunha que afirma que o tempo de espera foi de 15 a 20 minutos, também falamos com o homem que prestou os primeiros socorros, que também confirmou o tempo de espera, ele não quis gravar pois está muito abalado, “foi um momento assustador”, afirma.
Déficit de ambulâncias agrava a situação:
O coordenador do SAMU destacou que a base de Itapeva conta atualmente com apenas duas ambulâncias operacionais, sendo uma do serviço próprio e outra alocada. Outras três viaturas estão fora de circulação devido a problemas mecânicos.
“Essas ambulâncias já estão em manutenção há meses, desde a gestão anterior. Houve problemas administrativos que impactaram a manutenção dos veículos, e agora enfrentamos falhas mecânicas mais graves, como problemas no motor”, detalhou Bargieri.
A prefeitura trabalha em um contrato emergencial para a locação de duas novas ambulâncias, mas ainda não há previsão para o retorno dos veículos que estão em manutenção.
A situação do SAMU em Itapeva tem sido motivo de debate desde o início do atual governo. No início da gestão, a prefeita Adriana Duch e a Secretária da Saúde manteve diálogo com a equipe do serviço e chegou a afirmar que a frota estaria regularizada em poucos dias. No entanto, segundo Bargieri, apesar de uma das ambulâncias ter sido recuperada temporariamente, ela voltou a apresentar problemas mecânicos.
“A ambulância foi consertada e usada por um curto período, mas quebrou novamente. A falta de veículos prejudica muito o tempo de resposta às ocorrências”, lamentou o coordenador.