Na noite deste sábado (15/03), uma forte chuva acompanhada de ventos atingiu Itapeva, causando transtornos em diversas áreas da cidade. Um dos locais afetados foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que teve suas instalações invadidas pela água da chuva, que entrou pelo teto.
Imagens enviadas por um leitor mostram os corredores da unidade com grande acúmulo de água. A situação foi confirmada pelo responsável técnico da área médica, Diego Lipe, que ressaltou que esse problema ocorre há muitos anos.
Segundo informações, a coordenação da UPA, representada por Andressa, coordenadora-geral, e Alessandro, coordenador de manutenção, um orçamento para a manutenção das calhas já foi solicitado. A empresa responsável chegou a enviar um técnico para avaliar a estrutura, mas, até o momento, o valor para a realização do serviço não foi liberado.
Diante da situação, a secretária de Saúde esteve na UPA logo após o ocorrido, acompanhada do secretário de Obras, para verificar os danos e definir as providências cabíveis. A expectativa é que medidas sejam tomadas para evitar novos episódios de alagamento na unidade.
Itapeva é considerada um Polo regional de atendimento em saúde. Todos municípios vizinhos realizam atendimentos de especialidades. Porém tenho a impressão que a atenção básica apresenta grandes dificuldades.