No Brasil, o mês de julho foi designado como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, por meio da Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022. Essa denominação abrange diversos tipos de câncer que afetam regiões como boca, língua, gengivas, faringe, entre outras.
A campanha Julho Verde, criada há sete anos, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de boca. Cirurgiões-dentistas em unidades de saúde realizam avaliações e exames bucais, buscando detectar alterações precoces, já que o diagnóstico inicial oferece maiores chances de cura com tratamentos de baixo custo e menos sequelas para o paciente.
Apesar das possibilidades de prevenção, o câncer bucal ainda é um sério problema de saúde pública no Brasil, apresentando alta incidência e prevalência. Para o ano de 2022, estima-se 15.190 novos casos, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres, segundo dados da Associação Médica Brasileira.
Algumas orientações para prevenção do câncer de cabeça e pescoço incluem: não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma dieta rica em frutas e vegetais, cuidar da higiene bucal, usar protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol, além de usar preservativo na prática do sexo oral e manter o peso corporal adequado. Também é recomendada a vacinação contra o HPV para meninos entre 11 e 14 anos e meninas entre 9 e 14 anos. A prevenção é fundamental para reduzir o impacto dessa doença e garantir uma melhor qualidade de vida para a população.