-Finalizada a consulta, a receita e os medicamentos são entregues a um motoboy contratado pelo município que faz a entrega na casa do paciente.
O Prefeito explica que os mais beneficiados com a telemedicina são os Hipertensos, cardíacos, diabéticos e outros pacientes que precisam de medicação contínua e não necessitam mais se deslocar até o posto de saúde, enfrentar filas de espera para renovar a receita, basta ligar para a TELEMEDICINA MUNICIPAL.
A Rede Municipal de Saúde de Itaberá está marcando um novo marco no atendimento médico ao introduzir a Telemedicina como parte de seus serviços. O município demonstra pioneirismo ao trazer para o serviço público essa modalidade já utilizada por planos de saúde e hospitais privados, e os resultados têm sido extremamente positivos tanto para a rede quanto para os pacientes.
O prefeito Alex Lacerda enfatiza que a Telemedicina tem sido uma ferramenta eficaz para desafogar o atendimento nos postos de saúde, proporcionando benefícios tanto para os pacientes atendidos remotamente quanto para aqueles que ainda preferem a consulta convencional, agora com tempos de espera reduzidos.
Uma das inovações que tem encantado a população de Itaberá é o programa “Remédio em Casa”. Funciona da seguinte forma: pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo ligam para o telefone da Telemedicina Municipal e são inicialmente atendidos por enfermeiras que realizam triagem online e acessam o prontuário digital do paciente no sistema. Posteriormente, o paciente tem uma consulta com o médico, que prescreve a medicação. A receita médica é gerada em formato PDF e enviada ao paciente pelo WhatsApp. Uma vez concluída a consulta, tanto a receita quanto os medicamentos são entregues na casa do paciente por um motoboy contratado pelo município.
O prefeito explica que os principais beneficiados com a Telemedicina são aqueles que necessitam de medicação contínua, como hipertensos, cardíacos, diabéticos e outros, que agora não precisam mais se deslocar até o posto de saúde, enfrentar filas de espera para renovar a receita – basta ligar para a Telemedicina Municipal. Se o medicamento não estiver disponível na Farmácia Municipal, o paciente receberá apenas a receita e poderá procurá-lo nas farmácias populares e drogarias do município.
Alex destaca uma série de benefícios que a Telemedicina trouxe para Itaberá:
– Otimização dos agendamentos e infraestrutura.
– Melhor acompanhamento do paciente (cuidado híbrido).
– Teleconsultas (acessibilidade e agilidade).
– Acompanhamento e monitoramento da equipe.
– Engajamento do paciente, evitando deslocamentos.
– Armazenamento de informações e documentos médicos no sistema da rede.
– Redução de custos e aumento na eficiência do serviço público de saúde.
– Segurança e comodidade para o paciente.
– Menos tempo de espera e custos com deslocamentos.
– Acompanhamento e monitoramento remoto.
– Maior agilidade e resolubilidade.
– Maior engajamento com uma medicina mais preventiva e ágil.
Os excelentes resultados obtidos no primeiro mês de implantação da Telemedicina em Itaberá estão sendo usados como base para estudos de ampliação do serviço, e em breve outros grupos de pacientes também poderão utilizar esse sistema inovador que está revolucionando o atendimento médico no município.