-A ação ocorreu após uma denúncia anônima indicar que uma van branca transportava uma carga suspeita.
Neste sábado (21/10), uma operação conjunta da Polícia Militar Ambiental e do Policiamento Territorial resultou na apreensão de uma considerável quantidade de palmito juçara “in natura”.
A investigação teve início com a denúncia e, a partir daí, a Polícia Militar Ambiental organizou uma estratégia bem planejada. Com base em informações de inteligência, solicitou o apoio do Policiamento Territorial para interceptar o veículo antes que a carga ilegal pudesse ser distribuída.
O criminoso, cuja identidade não foi divulgada, foi surpreendido pelas equipes da operação no Km 128 da Rodovia SP Francisco José Ayub, na cidade de Salto de Pirapora, no estado de São Paulo. Ao fazer a abordagem, as autoridades encontraram 1.236 unidades de palmito, todas sem a devida autorização para extração e transporte, violando o artigo 46 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
A pessoa envolvida no delito foi detida em flagrante e conduzida à Delegacia de Votorantim/SP. As investigações indicam que a extração ilegal ocorreu na região do Vale do Ribeira, um ecossistema importante para a conservação da biodiversidade. A ação das forças de segurança representa um passo crucial na proteção do meio ambiente e na repressão de atividades ilegais que ameaçam a flora da região.