No último levantamento realizado pelo Cartório da 53ª Zona Eleitoral, Itapeva se depara com um expressivo número de quase 14 mil títulos de eleitor cancelados, conforme dados datados em 31 de janeiro.
Os 13.882 títulos cancelados abrangem diferentes motivos, desde ausência em três eleições consecutivas, falecimentos até falta de participação na revisão biométrica. Notavelmente, mesmo após a conclusão da revisão biométrica em 2019, persistem 5.940 títulos cancelados.
Diante desse cenário, cada eleitor deve verificar sua situação eleitoral e tomar as medidas necessárias para regularização.
A verificação pode ser feita através da “Consulta à Situação Eleitoral” no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fornecendo CPF ou título de eleitor. O site indicará se o título está regular, cancelado e se a biometria foi devidamente coletada.
[Link para consulta](https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome)
Para aqueles com título regular e biometria coletada, o voto nas próximas eleições é assegurado. Contudo, em situações de título cancelado ou ausência de biometria, a regularização deve ser efetuada presencialmente no cartório eleitoral, mediante a apresentação de documento de identidade original e comprovante de residência recente dos últimos 3 meses.
O prazo para regularização e demais procedimentos é até 8 de maio, incluindo o alistamento e solicitação de transferência de cidade. Recomenda-se antecipar a regularização nos meses de fevereiro e março para evitar possíveis filas.
O Cartório Eleitoral de Itapeva, localizado na Av. Paulina de Morais, nº 191, atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e está disponível também via WhatsApp: (15) 99703-6368.
Atualmente, Itapeva conta com 68.439 eleitores aptos a exercer seu direito nas próximas eleições.