A reportagem recebeu imagens que mostram o acúmulo de lixo e o descarte irregular de resíduos em frente a uma fábrica de papéis localizada no bairro Jardim Kantian. A situação tem gerado preocupação entre os moradores do local, principalmente devido ao impacto ambiental e aos riscos à saúde pública.
De acordo com informações repassadas à reportagem, o local conta com recipientes de lixo instalados pela Prefeitura Municipal em 2024, com o objetivo de atender moradores de bairros, sítios e ranchos situados nos fundos da fábrica. No entanto, a quantidade de resíduos descartados tem superado a capacidade dos tambores, que frequentemente ficam lotados.
Segundo o relato, o lixo acaba sendo revirado por pessoas, espalhando resíduos pelo chão e agravando ainda mais o problema. Apesar de o caminhão de coleta passar pelo local cerca de duas vezes por semana, a frequência não tem sido suficiente para dar conta do volume de lixo gerado.
Moradores também relatam falta de retorno do poder público diante das reclamações feitas, inclusive por meio da ouvidoria municipal.
Por fim, a reportagem fez contato com o secretário Juninho Mancebo, responsável pela Secretaria de Administrações Regionais, que atendeu à solicitação e informou que uma equipe já foi enviada ao local para realizar a limpeza da área. Além disso, para esta terça-feira (06/01), está programada a ida de uma máquina para finalizar os trabalhos de limpeza no local.







Isso se repete em todo município, falta adequação de coleta, adequação das pessoas colocarem o lixo no dia da coleta, mais policiamento ambiental, criar ecoponto e divulgar nas escolas, projetos estudantis de melhora de coleta e descarte, a muitos meios que trazem melhoria é só trabalhar por isso, lembrando que limpeza é saúde.