A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (DVS), confirmou neste mês dois casos de dengue autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Até o momento, foram registradas 164 notificações de dengue em 2025.
📲 Participe do Canal Itapeva Alerta no YouTube
Segundo a DVS, as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti são essenciais para conter a proliferação da doença. A orientação à população é clara: eliminar focos de água parada em pneus, entulhos, vasos, garrafas e recipientes de alimentação animal, que devem ser constantemente verificados pelos moradores.
Além disso, é importante que os munícipes fiquem atentos aos principais sintomas da dengue, como febre, dores nas articulações, dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos), manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Ao apresentar esses sinais, é fundamental procurar orientação médica e evitar a automedicação.
No ano passado, Itapeva enfrentou um cenário preocupante, com 8.443 notificações de dengue, das quais 3.400 eram autóctones e 4 importadas. O combate ao mosquito depende da colaboração de toda a comunidade.