Na tarde deste sábado (23/08), por volta das 14h30, dois cachorros e um gato foram resgatados em condições de abandono em uma residência localizada na Rua Laudelina Loureiro de Melo, na Vila Aparecida, em Itapeva.
Os animais estavam em situação insalubre, sem água e sem comida, vivendo em meio a fezes e urina espalhadas pelo quintal da casa. Os cachorros chegaram a comer reboco da parede devido à fome extrema. No momento da ação, não havia moradores no local.
Segundo informações, o proprietário do imóvel já havia sido notificado anteriormente sobre a situação, mas não tomou providências, mantendo o cenário de maus-tratos. Diante das denúncias recorrentes feitas por vizinhos para as autoridades e para nossa equipe de reportagem, as autoridades voltaram ao local e constataram a gravidade do caso.
A aposentada Maria Lucineia, de 79 anos, moradora da região, relatou sua indignação em entrevista exclusiva:
“Eu tenho visto os maus-tratos desses animais, sem água, sem comida, eles comendo parede de casa. A gente fala, mas eles não tomam providência. Se a pessoa não gosta ou não tem condições de cuidar, não deve maltratar, porque eles também têm fome, sede e sentem dor como a gente.”
No início da tarde de hoje, nossa equipe de reportagem recebeu diversas mensagens e ligações de denúncias do local e a vereadora Gleyce Dornelas também recebeu as mesmas denúncias através do seu gabinete. O secretário de Meio Ambiente de Itapeva, Paulinho Saponga foi até o local rapidamente quando foi contatado por nossa equipe, acompanhou a ocorrência, tomou todas as medidas necessárias e destacou que o caso já estava sob acompanhamento:
“Ele foi notificado a primeira vez há cerca de dois meses. Na época, adequou o local. Agora recebemos nova denúncia e constatamos o abandono. Os animais estavam sem água, sem comida, há pelo menos sete dias. Fizemos registro fotográfico, acionamos a GCM e realizamos a retirada. Eles foram encaminhados ao CPA, onde permanecerão por 15 dias. Depois desse prazo, serão castrados e disponibilizados para adoção.”
Saponga ainda reforçou a importância da adoção de animais no município:
“A situação de abandono em Itapeva está cada vez pior. O CPA está lotado, por isso pedimos à população que adote e ajude a dar um lar digno a esses animais.”
O caso foi encaminhado ao Plantão Policial. O responsável pela residência deverá responder por crime de maus-tratos e abandono de animais, conforme previsto na legislação vigente
Em.