A ação criminosa causou um
Prejuízo de aproximadamente 3 milhões de reais às vítimas
Na manhã de ontem, terça-feira, dia 12 de julho de 2023, a Polícia Civil realizou a Operação “HLX”, quatro pessoas envolvidas em uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes foram presas.
A investigação teve início após uma série de furtos de caminhonetes da marca Toyota, modelo Hilux, na região de Itapeva nos últimos meses, os furtos ocorreram em Itapeva, Itaberá, Taquarivai, Taquarituba, Itaí e Paranapanema.
Durante as apurações, descobriu-se que os integrantes da quadrilha faziam um levantamento prévio nos endereços das vítimas para verificar a presença das caminhonetes Hilux, com preferência por veículos estacionados na rua.
Após o levantamento, os criminosos utilizavam um equipamento específico, um módulo, para desativar os alarmes e ligar o motor das caminhonetes. As ações ocorriam durante a madrugada, quando as vítimas estavam dormindo, permitindo que os criminosos fugissem pelas rodovias sem chamar a atenção das forças policiais.
Os veículos furtados eram receptados e suas peças revendidas no mercado ilegal, ou seja, eles desmontavam as caminhonetes, deixando totalmente destruídas.
A quadrilha agia com uma logística bem estruturada, causando um prejuízo aproximado de três milhões de reais às vítimas, com o furto de pelo menos dez caminhonetes.
As prisões dos membros da quadrilha foram realizadas nas cidades de Santana do Parnaíba e Campinas, mediante o cumprimento de mandados de prisão preventiva. Durante a operação, foram realizados cerca de dezenove mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana do Parnaíba, Ibiúna, Osasco e Campinas, resultando na apreensão de documentos, aparelhos celulares, módulos veiculares e automóveis.
Em uma das residências vistoriadas, os policiais encontraram um revólver e várias munições. Cerca de cinquenta policiais civis das unidades da Delegacia Seccional de Itapeva, Itapetininga, Avaré, DEIC e GOE de Sorocaba participaram da operação.