EXCLUSIVO ITAPEVA ALERTA
Na manhã desta terça-feira (29), o Itapeva Alerta conversou com exclusividade com o capitão Pires, da Polícia Militar, sobre o aumento nos registros de furtos de veículos na cidade de Itapeva (SP) e região. De acordo com o comandante, os dados analisados pela corporação apontam para um crescimento discreto, porém contínuo, desse tipo de crime, o que já acende um sinal de alerta para as autoridades.
“Já é o segundo mês seguido que notamos um pequeno aumento nos furtos. Não é algo que exija alarde, mas é importante que a população esteja atenta”, destacou o capitão. Segundo ele, os furtos não estão concentrados em um único bairro, dificultando a atuação focada da PM. “São ocorrências esparsas, em diferentes regiões da cidade”, explicou.
Para tentar reduzir os casos, o comandante reforça a importância da prevenção primária. “Muitos veículos furtados estavam com as chaves no contato ou com portas destrancadas, até mesmo dentro das residências. Nossa orientação é simples: mantenham os veículos trancados, com os vidros fechados e nunca deixem objetos de valor à vista. Se o carro ou moto dorme fora da garagem, escolha um local bem iluminado”, orientou.
Outro alerta importante é quanto ao uso de dispositivos de segurança, como cadeados de roda para motocicletas. “Todo artifício que dificulte a ação do criminoso é válido”, frisou.
O capitão ainda revelou que alguns veículos furtados em Itapeva foram localizados em municípios vizinhos, como Apiaí, o que levanta a suspeita de que criminosos de fora estejam vindo à cidade em busca de oportunidades. No entanto, ele descartou a atuação de uma quadrilha organizada.
“Não há motivo para pânico. Acreditamos que não seja uma quadrilha, mas sim ações isoladas. Inclusive, em cerca de metade dos casos deste mês, conseguimos recuperar os veículos e até prender os autores”, afirmou.
Por fim, o capitão Pires reforçou a importância da colaboração da população no combate aos crimes. “Se você tiver câmeras de segurança, imagens, ou qualquer informação sobre suspeitos, não hesite em procurar a polícia. Registre boletim de ocorrência, fale com a PM ou a Polícia Civil. Essa informação é nossa principal ferramenta para localizar e prender os responsáveis.”
A Polícia Militar permanece à disposição da população. Em caso de emergência, ligue 190.