Região de Itapetininga (SP) registra encolhimento em 13 cidades nos últimos 12 anos, revela Censo Demográfico 2022
No último dia 28, foram divulgados os dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trazendo informações preocupantes para a região de Itapetininga, em São Paulo. Segundo o levantamento, 13 cidades da região apresentaram crescimento negativo ao longo dos últimos 12 anos.
O Censo é uma pesquisa abrangente que busca coletar dados sobre a população brasileira, permitindo traçar um perfil socioeconômico do país. Ele conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
De acordo com os resultados obtidos para as 53 cidades que compõem a região de Itapetininga, chama atenção o município de Itararé (SP), que apresentou o maior encolhimento populacional, com uma diminuição de 3.496 habitantes. Proporcionalmente, isso representa uma redução de 7,29% em relação ao período analisado.
O Censo atualizado revela que Itararé possui atualmente 44.438 habitantes, com uma densidade demográfica de 44,27 pessoas por quilômetro quadrado. Em comparação, em 2010, quando o último levantamento foi realizado, a cidade contava com 47.934 moradores.
Além de Itararé, outras 12 cidades também registraram redução populacional: Coronel Macedo, Tejupá, Torre de Pedra, Riversul, Timburi, Conchas, Óleo, Guapiara, Itaporanga, Bom Sucesso de Itararé, Nova Campina e Tapiraí. Confira no gráfico abaixo a evolução demográfica desses municípios nos últimos anos.”
“Veja quais cidades ‘diminuíram’