Dois ataques de macacos na zona rural de Guapiara (SP) deixaram crianças feridas e preocupam moradores. O caso mais recente aconteceu nesta segunda-feira (20), quando um bebê de 1 ano e 4 meses foi atacado dentro de casa, enquanto estava no colo da mãe.
No dia 11, outra criança, uma menina de 3 anos, foi atacada no quintal de casa. Segundo a mãe, o animal tentou arrastá-la para uma área de mata. Ambas as crianças receberam atendimento médico, foram vacinadas contra raiva e já estão em casa, monitoradas pela Equipe de Saúde e Vigilância Epidemiológica do município.
A Defesa Civil e um biólogo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) visitaram o bairro Fazendinha, onde os ataques ocorreram, para orientar os moradores. Vídeos feitos por moradores mostram ao menos dois macacos circulando pela região.
De acordo com a Coordenadoria de Fauna Silvestre, vinculada à Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo), é provável que o macaco esteja dispersando após ser expulso de seu grupo e que a oferta de alimentos pelos moradores tenha contribuído para a aproximação. A Semil reforça a importância de não alimentar os animais silvestres e de manter distância para evitar novos incidentes.