Moradores da cidade de Itapeva têm expressado grande preocupação com a falta de iluminação pública em diversas áreas do município, incluindo o centro da cidade. Apesar de recentes renovações nos postes de iluminação pela prefeitura municipal, muitos pontos já se encontram às escuras, gerando riscos à segurança da população.
A avenida Pedro Nunes, localizada no centro da cidade e que abriga órgãos cruciais como os bombeiros, o SAMU, o terminal urbano e o terminal rodoviário, tem sido alvo de grande atenção devido à ausência de iluminação adequada. Esta situação torna-se ainda mais alarmante considerando que a avenida é uma passagem diária para trabalhadores e estudantes de escolas e faculdades locais.
Durante a gravação de nossa reportagem realizada no local, uma moradora que passava por lá ao lado de seu neto, relatou sentir-se insegura devido à escuridão e à presença crescente de usuários de drogas na área. “Já não aguento mais reclamar”, afirmou a moradora, que revelou, que recentemente aconteceu um assalto na região.
O problema da falta de iluminação pública não se restringe apenas à avenida Pedro Nunes, afetando diversos bairros da cidade e aumentando a sensação de insegurança entre os moradores.Diante deste cenário, a população espera medidas urgentes por parte das autoridades municipais para resolver essa questão e garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos de Itapeva.
Rua Higino Rodrigues Garcia, Jardim Dona Miriam também faz muito tempo sem iluminação, até a data de hoje.