-Incidente de transporte compromete tratamento renal de pacientes! Paciente de hemodiálise, Itapevense que trata em Itapetininga, utiliza catéter no pescoço disse “Vou ir dirigindo minha moto pra Itapetininga, mas se eu ficar ruim depois do tratamento, não consigo voltar”.
No último sábado (13/01), três pacientes em tratamento renal em Itapetininga, provenientes de Itapeva/SP, enfrentaram sérias dificuldades de locomoção para suas sessões de hemodiálise. Devido à falta de vagas em Itapeva, esses pacientes viajam por horas para receber tratamento, o que já causa grande sofrimento, e ainda ficam 4 horas ligados a uma máquina.
Nessa manhã, um acontecimento chocante piorou a situação. Os pacientes, dependentes de transporte público, aguardaram por horas, mas o veículo não apareceu. Uma das pacientes, mãe da repórter Gleyce Dornelas, do nosso jornal, ao perceber a gravidade da situação, buscou ajuda desesperadamente.
Apesar das tentativas de contato com o setor de transporte e a secretaria municipal de saúde, não houve retorno. Ao investigar a situação na garagem, Gleyce e outro filho de paciente, receberam a surpreendente resposta de que “uma empresa terceirizada foi contratada, porém, nem mesmo o motorista sabia da viagem”.
Diante do impasse, Gleyce Dornelas, a repórter, decidiu agir. Ela pessoalmente buscou os pacientes em suas residências, e seu pai os levaram até Itapetininga. Contudo, devido ao atraso, chegaram na clínica já comprometendo o tempo de tratamento, evidenciando a falta de respeito com a saúde desses cidadãos. Uma situação alarmante que merece atenção urgente das autoridades competentes.
Isso é algo inacreditável, inadmissível e revoltante, até quando a população de Itapeva vai sofrer? Diariamente, recebemos inúmeras denúncias e reclamações não só sobre os transportes, vagas e transtornos para realizações de exames e tratamentos, mas de toda a saúde pública no geral.
É um descaso com a população doente 😷 não é só isso não o posto de saúde tbm está arquivando exames perdendo exame meu irmão depois de fazer exame no Dia e upa levou no posto da cimento olandia e perderam agora tem que passar no médico dê novo pedir outro exame s pra construir e saber sei lá quando pra volta pro Dia e chegar até a central reguladora falta de respeito 😞