A cidade de Guareí sediou, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2024, um curso intensivo de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) voltado para o treinamento de guardas civis municipais. O curso contou com a participação de 14 agentes voluntários das cidades de Angatuba, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange e Guareí. Com uma carga horária de 60 horas, o curso teve como objetivo aprimorar as habilidades e a preparação dos agentes para atuarem em patrulhamento tático e situações de risco.
Ministrado pelo instrutor Denilson Batista, da Guarda Civil Municipal de Itapeva, o treinamento abordou conteúdos essenciais para a atuação dos guardas civis. Entre os tópicos abordados estavam o patrulhamento tático, características e composição de um grupamento de ROMU, princípios de abordagem e defesa pessoal, além de técnicas específicas como combate em baixa luminosidade (Low Light), CQB (combate de curta distância) e APH Tático Stop de Bleed (primeiros socorros para controle de sangramentos).
Os participantes foram submetidos a testes físicos e psicológicos diários, sendo avaliados em disciplina, hierarquia e outras características fundamentais para um grupamento de ROMU. A formatura dos agentes, realizada no último dia do curso, foi marcada por uma solenidade com a presença de autoridades, familiares e pela tradicional oração do Grupamento de ROMU.