Na manhã desta quinta-feira (21/08), um caso de maus-tratos a um animal silvestre chocou funcionários e alunos da Escola Jeminiano, no Jardim Europa, em Itapeva/SP. Um saruê (conhecido popularmente como gambá) que vivia no ambiente escolar foi encontrado ferido.
De acordo com relatos de professores, inicialmente acreditava-se que o animal tivesse sido atropelado, mas a suspeita foi descartada após encontrarem um pedaço de pau próximo ao local. Imagens de câmeras de segurança também apontaram que um homem teria se aproximado e praticado agressões contra o animal.
O secretário de Meio Ambiente de Itapeva, Paulinho Saponga, foi acionado e esteve rapidamente na escola. “Assim que recebemos a ligação, chegamos em poucos minutos para dar o primeiro atendimento. O animal foi levado a uma clínica, onde recebeu cuidados, mas estava bastante ferido. Foi um ato covarde, praticado por alguém sem coração. Para mim, isso é coisa de bandido”, declarou.
Saponga ressaltou a importância de não alimentar animais silvestres em áreas urbanas, mesmo em ambientes escolares, para evitar riscos. “Muitas pessoas querem ajudar, mas, infelizmente, outras preferem praticar atrocidades como essa. Sempre que um animal silvestre aparecer, a orientação é acionar os Bombeiros ou a Secretaria do Meio Ambiente”, explicou.
Um boletim de ocorrência foi registrado por maus-tratos a animal silvestre. A Polícia Civil já investiga o caso e deve analisar imagens de câmeras da região para identificar o responsável.
Na finalização dessa reportagem o Secretário de Meio Ambiente informou que o animal teve um corte na orelha, foi tratado, medicado e encaminhado até a base da Polícia Militar Ambiental de Itapeva.
