Caso reacende alerta sobre queimadas criminosas na cidade, que já resultaram em diversas multas em 2025
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no bairro Bela Vista, próximo ao Residencial das Rosas, em Itapeva, na tarde desta quinta-feira (24/07). Segundo informações preliminares, o fogo pode ter sido criminoso. Dois focos distintos foram identificados no local, o que reforça a suspeita de que as chamas tenham sido provocadas de forma intencional.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h e só conseguiu controlar completamente o incêndio às 20h30, após mais de duas horas e meia de combate intenso às chamas. A fumaça se espalhou rapidamente, causando transtornos para moradores da região e motoristas que trafegavam nas proximidades.
Até o momento, não há informações sobre feridos ou imóveis atingidos, mas a destruição ambiental foi significativa.
Esse não é um caso isolado. Apenas em 2025, diversas multas já foram aplicadas em Itapeva por incêndios considerados criminosos. A prática, além de ilegal, traz sérios riscos à saúde pública, à fauna e flora e pode configurar crime ambiental.
Autoridades reforçam o apelo para que a população denuncie qualquer atitude suspeita relacionada a queimadas. O município enfrenta um período de estiagem, o que agrava ainda mais a situação e aumenta o risco de novos focos de incêndio.
Órgãos ambientais e a Secretaria do Meio Ambiente devem avaliar os danos nos próximos dias, enquanto a polícia investiga a causa do incêndio.