Itapeva Alerta esteve no evento e traz entrevistas exclusivas com autoridades e representantes da ação.
Itapeva recebe a partir desta segunda-feira (18) uma importante ação estadual voltada para a saúde, prevenção e fortalecimento da autonomia das mulheres. Em parceria com a Prefeitura, carretas instaladas na Praça de Eventos Zico Campolim oferecem exames gratuitos de mamografia e cursos de capacitação profissionalem diversas áreas. A iniciativa segue até o dia 30 e deve atender não apenas mulheres de Itapeva, mas também de municípios vizinhos.
Em entrevista exclusiva ao Itapeva Alerta, a secretária da Mulher do Estado de São Paulo e deputada estadual Valéria Bolsonaro destacou a importância da descentralização das políticas públicas:
“O nosso maior objetivo é levar os programas do Governo do Estado para os 645 municípios paulistas. Aqui em Itapeva, como cidade polo, conseguimos atender também as cidades vizinhas, tanto nos cursos de capacitação quanto nos exames de mamografia. Queremos garantir atendimento regional e, principalmente, dignidade para as nossas mulheres”, afirmou.
Valéria também ressaltou o impacto de políticas como o SP Mulher Segura, aplicativo que oferece botão do pânico, localização de delegacias e monitoramento de agressores com tornozeleira eletrônica. Segundo a secretária, a ferramenta ajudou a reduzir os índices de feminicídio no estado.
Outro ponto abordado foi a capacitação profissional. Para ela, o empreendedorismo feminino é essencial no enfrentamento à violência:
“Quando a mulher tem autonomia financeira, ela consegue sair de situações de violência e escrever uma nova página na sua vida. Muitas mães atípicas, que precisam cuidar de filhos com deficiência, podem empreender dentro de casa. Nossas carretas oferecem cursos para que todas tenham a chance de abrir seu negócio ou ingressar no mercado de trabalho”, concluiu.
A força do exemplo
A vereadora Áurea Rosa também falou ao Itapeva Alerta e fez um convite às mulheres para que participem da ação:
“É muito importante que todas venham, não tenham medo de fazer o exame. Eu passei por um câncer de mama, precisei retirar a mama e só depois percebi a importância do diagnóstico precoce. Hoje, sou uma sobrevivente e digo: venham, façam parte. Inclusive os homens também podem ter câncer de mama, e é preciso falar sobre isso”, disse emocionada.
Carreta do Empreendedorismo
Além dos atendimentos de saúde, a Carreta do Empreendedorismo também está instalada na praça. A assistente social Jéssica Raimundo, explicou a programação dos cursos gratuitos em parceria com o SENAC e o SEBRAE:
“Vamos oferecer cursos de skin care, fotografia, corte de cabelo e informática básica. Todos gratuitos, com duração de uma semana, para pessoas a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas na hora, basta trazer RG e comprovante de endereço. Também teremos palestras noturnas e atendimento da Defensoria Pública até quinta-feira”, detalhou.
Os atendimentos da ação estadual acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na Praça de Eventos Ico Campolim, no centro de Itapeva.