Uma menina de seis anos foi resgatada em Sorocaba (SP) após ser mantida em cárcere privado pelos próprios pais desde quando tinha apenas nove meses de idade. De acordo com a delegada Renata Zanin, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a criança nunca teve contato com outras pessoas além do pai e da mãe.
O caso veio à tona após denúncias de vizinhos, que relataram à polícia terem ouvido gritos da menina e suspeitaram de agressões dentro do imóvel. Eles também afirmaram que o pai raspou a cabeça da esposa e a obrigava a usar roupas masculinas.
Resgate e prisão dos pais
A criança foi encontrada no último dia 29 de agosto em um quarto pintado de branco, onde vivia com os pais em condições precárias. Todos dormiam em um colchão colocado diretamente no chão. Segundo a polícia, a menina nunca saía de casa.
Na última quinta-feira (4), os pais foram presos e levados à DDM de Sorocaba. Os dois tiveram os celulares apreendidos e responderão por sequestro e cárcere privado.
Isolamento da família materna
Conforme a investigação, a família da mãe não via a criança desde que ela completou nove meses. Nessa época, a menina fez um tratamento para alergia ao leite em São Paulo, mas, após o procedimento, os contatos com parentes foram cortados. A polícia apura se o afastamento da mãe da família se deu por imposição do marido.
Apesar das suspeitas de violência doméstica, a mãe negava os maus-tratos e rejeitou acolhimento oferecido pelo Conselho Tutelar. “Todas as vezes que conversamos com ela, ela dizia que estava tudo certo, que era tudo normal”, relatou a delegada.
Vida controlada pelo marido
Segundo as investigações, a mãe dependia do marido até para se comunicar, já que usava um celular sem linha. Ela saía de casa para vender pães preparados por ele e só poderia voltar para dentro do imóvel se tivesse vendido toda a produção.
A polícia segue investigando o caso, enquanto a menina recebeu acolhimento e acompanhamento do Conselho Tutelar.