Uma cena inusitada chamou a atenção dos moradores do Jardim Beija-Flor, em Itapeva (SP), na manhã desta sexta-feira (16). Uma onça foi avistada andando tranquilamente por uma rua do bairro, por volta das 5h50. O momento foi registrado em vídeo pelo motorista de ônibus Jair Gomes, que saía de casa para trabalhar.
A equipe do Itapeva Alerta esteve no local, na Rua Helena Husney, e conversou com Jair, que relatou o susto. “Eu estava saindo para o trabalho, era 10 para 6, quando vi ela vindo pela rua. No começo pensei que fosse um cachorro, mas depois percebi que era uma onça. Ela parou ali um pouco, peguei o celular e consegui filmar, mas logo desceu correndo para o mato”, contou o morador.
Segundo ele, a situação causou preocupação. “Aqui tem muito mato, tem escola perto, as crianças passam por aqui cedo. Agora vou ficar mais atento quando sair de manhã”, afirmou. Jair explicou que compartilhou o vídeo com a filha, que postou nas redes sociais. “Ela me falou que essa onça pode ser a mesma que apareceu lá no Samba”, completou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulinho Saponga, também esteve no local e confirmou que se trata de uma onça-parda, também conhecida como sussuarana. “É um animal silvestre, de hábito noturno, que sai à procura de alimento. O maior risco que ela oferece é predar pequenos animais, como cachorros. Por isso, orientamos os moradores a manterem seus animais domésticos em locais seguros, principalmente à noite”, alertou.
Ainda segundo o secretário, a presença da onça na área urbana é reflexo direto da ocupação humana em áreas de mata. “Ela não representa um grande perigo para o ser humano, porque é um animal que tem muito medo da gente. O maior risco, na verdade, é para ela, porque algumas pessoas falam em caçar, o que é crime ambiental”, disse Saponga.
Em casos como esse, a recomendação é acionar imediatamente os órgãos competentes. “Ao avistar uma onça, a população deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. São esses órgãos que têm autoridade e preparo para lidar com esse tipo de situação e garantir a segurança do animal e das pessoas”, orientou o secretário.
A prefeitura reforça que a caça de animais silvestres é crime e que a preservação da fauna é responsabilidade de todos. O caso está sendo acompanhado pelas autoridades ambientais.