Na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, por volta das 15h, uma ação conjunta resultou no resgate de quatro cães vítimas de maus-tratos no bairro Jardim Virgínia, em Itapeva.
Após uma denúncia anônima ao gabinete da vereadora Gleyce Dornelas, a Polícia Militar Ambiental, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram acionadas para averiguar a situação. Ao chegarem ao local, as equipes encontraram uma mulher dentro da residência, que autorizou a entrada das autoridades no quintal do imóvel.
No local, foi constatada uma situação grave de extrema vulnerabilidade animal. Os quatro cães estavam sem acesso adequado a alimento e sem água potável. A água disponível encontrava-se empoçada em um recipiente sujo, aparentando ser água de chuva parada. No momento da fiscalização, após a entrada das equipes, a mulher passou a jogar ração no chão.
A proprietária alegou que não praticava maus-tratos e que alimentava os animais diariamente. No entanto, diante das condições encontradas, as autoridades constataram visualmente os maus-tratos.
Diante da gravidade da situação, foi acionada imediatamente a equipe de recolha, e os animais foram encaminhados ao CPA – Centro de Proteção Animal. No local, os cães passaram por avaliação veterinária, que confirmou e emitiu um laudo a prática de maus-tratos, além de diagnosticar anorexia, anemia, desidratação e quadro severo de fome.
O laudo veterinário foi encaminhado às autoridades policiais. O caso foi registrado por meio de Boletim de Ocorrência no Plantão Policial de Itapeva, onde o delegado de plantão deu voz de prisão em flagrante à mulher, pelo crime de maus-tratos a animais.
Atualmente, os cães permanecem sob os cuidados do Centro de Proteção Animal, onde recebem alimentação, medicação e acompanhamento veterinário. Após a recuperação, os animais deverão ser disponibilizados para adoção responsável.






