Na noite de ontem, segunda-feira (10/06), aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva uma sessão solene em comemoração aos 125 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva. O evento reuniu uma grande audiência, incluindo empresários, médicos, delegados e autoridades.
Wilson Kasemodel, que esteve à frente da Santa Casa por muitos anos e tem uma história de 54 anos dentro da instituição, falou com nossa equipe sobre sua experiência e a emoção de receber a honraria de comendador. “Essa homenagem não é só minha, mas de todos os funcionários e irmãos”, afirmou Kasemodel, destacando a importância da equipe na trajetória da instituição.
📲 Participe do canal Itapeva Alerta no WhatsApp
Pedro Curt, atual provedor da Santa Casa, também expressou seu orgulho pelos 125 anos de história da instituição. “Nossos funcionários são essenciais”, disse Curt, em um recado de agradecimento a todos que contribuem para o funcionamento do hospital.
A mesa da solenidade contou com a presença de figuras como, Alexandre Franson, diretor da 16ª região administrativa do estado de São Paulo; Heliton do Valle, presidente do Condersul e prefeito de Itararé; o promotor Pedro Rafael Guimarães; e Dom Eduardo Malaspina, bispo da Diocese.
A Santa Casa de Itapeva, fundada em 10 de junho de 1899, tem uma rica história marcada por desafios e superações. Desde os tempos em que precisou usar velas e lampiões devido à falta de energia, até enfrentar incêndios e dificuldades financeiras, a instituição sempre se manteve resiliente.
Atualmente, a Santa Casa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo urgência e emergência, oncologia, hemodiálise, banco de leite humano, banco de sangue, colonoscopia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, fisioterapia, hemodinâmica, polissonografia, unidade cirúrgica, unidade de imagem, unidade do câncer e unidade de radioterapia. Como entidade filantrópica e sem fins lucrativos, ela atende a população de 28 municípios da região, incluindo Apiaí, Alambari, Angatuba, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Guapiara, Guareí, Itapeva, Itapetininga, Itaberá, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Quadra, Ribeira, Riversul, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí e Taquarivaí.
A celebração dos 125 anos da Santa Casa de Itapeva é uma prova de sua dedicação, amor e comprometimento com a saúde e o bem-estar da comunidade do sudoeste paulista.