Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, um paciente em surto agrediu profissionais da saúde e causou danos a equipamentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapeva. O caso mobilizou a equipe da unidade, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora da UPA, Andresa Drummond, o paciente chegou à unidade por volta das 3h40, encaminhado pelo SAMU após apresentar um surto agressivo em casa. Ele foi medicado, sedado e permaneceu em observação, contido no leito para segurança própria e da equipe.
No entanto, por volta das 7h30, ao acordar, o paciente foi liberado pelo pai, que lhe oferecia o café da manhã. Minutos depois, ele voltou a apresentar um comportamento agressivo. “Primeiramente, ele agrediu o próprio pai e depois os profissionais da unidade. Quatro funcionários sofreram ferimentos leves”, relatou Andresa. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu conter o paciente, que voltou a ser sedado. “A equipe ficou abalada emocionalmente, mas todos estão recebendo apoio psicológico da Secretaria de Saúde”, completou a coordenadora.
A secretária de Saúde de Itapeva, Valéria Machado, também esteve na unidade e explicou as medidas tomadas após o incidente. “Nosso primeiro passo foi tranquilizar a equipe e os pacientes. Em seguida, registramos um boletim de ocorrência e solicitamos vaga via sistema CROSS para internação do paciente em um leito psiquiátrico, afirmou.
Valéria destacou que exames laboratoriais e de imagem foram realizados para descartar outras causas clínicas antes da transferência. “Ele permanece sedado, e estamos empenhados em garantir a integridade do paciente e de todos os envolvidos”, disse.
A secretária informou ainda que a Secretaria de Saúde deve reforçar os protocolos de segurança da unidade. “Vamos intensificar as medidas de contenção e cuidados com pacientes em situação de risco, além de reforçar a presença da Ronda da Defesa Social nas imediações da UPA”, afirmou.
De acordo com apuração da reportagem, foi lavrado um flagrante de dano ao patrimônio público. A fiança foi arbitrada e paga pela família, e o caso segue sob acompanhamento das autoridades. O paciente foi transferido para uma clínica psiquiátrica no município de Alumínio.
A equipe do Itapeva Alerta solicitou as imagens das câmeras de segurança internas da UPA, mas a Secretaria de Saúde negou o fornecimento, alegando a preservação da identidade dos envolvidos.