Uma residência há anos abandonada na Rua Prefeito Felipe Marinho tem gerado apreensão e medo entre pais de alunos da Escola Municipal Cel. Acácio Piedade, assim como entre os moradores vizinhos. A casa abandonada tornou-se um refúgio para pessoas em situação de rua e usuários de drogas, preocupando especialmente os pais, uma vez que a E.M. Cel. Acácio Piedade está nas proximidades, e crianças passam diariamente em frente ao imóvel.
A situação, já conhecida pelas autoridades locais, chegou à Câmara Municipal de Vereadores, onde o vereador Marinho Nishiyama solicitou, em mais de quatro requerimentos, medidas urgentes para garantir a segurança da população. O vereador pede a notificação do proprietário para a demolição do local, além de ações junto aos moradores de rua e usuários de drogas. Até o momento, nenhuma medida foi efetivamente tomada.
Entrevistamos o vereador na tarde deste sábado e ele explicou que o ideal e urgente no momento é que a prefeitura tome a decisão de demolir o imóvel que se encontra condenado pela defesa civil, caso a prefeitura realize a demolição, posteriormente pode cobrar judicialmente dos proprietários, finaliza Marinho.
Hoje (02/12), um incêndio na casa abandonada por volta das 9 horas da manhã, revoltou a população, mobilizando o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal.
Após o incêndio, os moradores expressaram frustração com o descaso do poder público, ressaltando que usuários de drogas retomaram ao local após a saída dos bombeiros. No final da tarde, estivemos no local e confirmamos que os moradores de rua já haviam voltado no local por diversas vezes, inclusive, no momento da gravação desta reportagem, eles se aproximaram mas quando identificaram nossa presença eles se afastaram e não entraram na casa.
Além disso, os vizinhos estão sendo ameaçados pelos usuários, que protestam contra chamadas à polícia, culminando no incêndio como forma de represália.
Os moradores foram obrigados a chamar a polícia porque os meliantes passaram a noite gritando e brigando dentro da casa abandonada e os vizinhos sem conseguir dormir chamaram autoridades, mas eles veem sendo ameaçados pelos moradores de rua, um deles falou que vai queimar todas as casas da rua e vai fazer “picadinho” dos moradores.
Também ameaçaram queimar carros e motos da população local.
A situação se agrava com o terreno em frente à casa e sua calçada, repletos de matos e buracos, sendo utilizados como “banheiro” pelos usuários. Eles fazem suas necessidades fisiológicas dentro do terreno, que no momento está extremamente sujo, fedendo e cheio de bichos, os moradores já não aguentam mais reclamar de aparecimentos de bichos e insetos em suas casas, como aranha, cobra, rato e barata.
Essa negligência tem gerado não só incômodos, como também riscos à saúde e à segurança dos moradores locais. A insustentabilidade da situação está levando alguns residentes a considerar a venda de suas casas para escapar desse ambiente de descaso e ameaças constantes.
Todas as casas que não tiver morador (em abandono ) a prefeitura deve notificar o proprietário . Se o mesmo não tomar providências a prefeitura doa para quem realmente precisa
eu quero ela pra mim?eu reformo ela e vou morar nela des de que passem todos os documentos da casa p que possa legalizar a casa eu estou vivendo de aluguel mesmo @edmilson Raimundo
mariacheleider49@gmail.com