Itapeva, SP – Uma operação da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada em furtos de equipamentos eletrônicos e componentes de sistemas de abastecimento de água no interior do Estado. A ação, realizada na manhã desta quarta-feira (13), resultou na prisão de quatro suspeitos e no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.
Batizada de “Soft Starter”, a operação foi conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapeva e teve como alvo um grupo criminoso que invadia estações de elevação e tratamento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo a Polícia Civil, os criminosos arrombavam os armários das instalações e furtavam as chaves elétricas “soft start”, componentes essenciais para o funcionamento dos sistemas hidráulicos e o abastecimento de água das cidades.
As investigações apontam que os equipamentos furtados tinham alto valor de mercado e eram revendidos no comércio ilegal. A quadrilha teria cometido ao menos nove furtos em diferentes municípios paulistas, incluindo Itararé, Itaberá, Buri, Coronel Macedo, Itaporanga, Joanópolis, Assis, Maracaí e Paraguaçu Paulista. A Polícia Civil também apura a possível participação dos suspeitos em furtos de componentes de sistemas de irrigação na zona rural de Itapeva. O prejuízo estimado com as ações criminosas chega a R$ 400 mil.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, localizadas em Mogi das Cruzes e na capital paulista. Diversos objetos de interesse para o inquérito foram apreendidos. Os suspeitos foram levados ao 2º Distrito Policial de Mogi das Cruzes e devem passar por audiência de custódia.
A ação contou com a participação de 50 policiais de diferentes unidades da Delegacia Seccional de Polícia de Itapeva e do Grupo de Operações Especiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Sorocaba.