-Em conversa, prefeito diz que a queima de fogos foi realizada a pedido da população
Na madrugada desta quinta-feira (1º), durante as festividades de virada do ano, a queima de fogos de artifício foi registrada no município de Nova Campina, no interior de São Paulo. O episódio chamou a atenção de moradores porque a cidade possui legislação específica que proíbe o uso de fogos com estampido (barulho).
A Lei Municipal nº 1.113/2021 proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício com efeitos sonoros no município, com o objetivo de proteger pessoas com sensibilidade auditiva, idosos, crianças, pessoas com transtorno do espectro autista e animais. A norma prevê fiscalização e aplicação de multa que pode chegar a até R$ 3 mil em caso de descumprimento.
Segundo relatos de moradores, o que mais causou indignação foi o fato de a queima de fogos ter ocorrido em uma área pública próxima à Prefeitura, supostamente partindo da própria administração municipal.
A reportagem procurou o prefeito de Nova Campina, Júnior da Saúde, que se manifestou por mensagem a nossa equipe. Segundo o prefeito, a festa contou com grande apoio popular, reunindo cerca de cinco mil pessoas ao longo dos dois dias de evento. Ele afirmou que a aprovação da festividade poderá ser comprovada por meio de enquetes ou pesquisas futuras.
De acordo com o chefe do Executivo, a queima de fogos ocorreu a pedido da própria população e utilizou fogos predominantemente luminosos, com poucos estampidos, em local mais afastado da área urbana, não se tratando dos rojões tradicionais. O prefeito destacou ainda que, desde o início de sua gestão, havia solicitações para a realização de um evento desse porte, especialmente para atender pessoas que não teriam condições de participar de festas privadas.
Na mensagem, Júnior da Saúde também afirmou que a organização do evento foi conduzida com excelência pelo setor de Cultura do município e que críticas estariam partindo de um grupo contrário à atual gestão, tentando desviar o foco da avaliação positiva do evento. Segundo ele, após o encerramento das festividades, a maioria da população teria agradecido e até solicitado a realização de eventos semelhantes no Natal e na virada de 2026.
Por fim, o prefeito afirmou permanecer à disposição da imprensa, ressaltando que a equipe organizadora poderá emitir nota oficial, caso necessário.






