Na noite desta quarta-feira (28), o Projeto Guri, referência na educação musical, promoveu o segundo dia de audições para marcar o encerramento do semestre de 2023. O evento aconteceu na câmara municipal de Itapeva, que foi palco de talentos musicais protagonizados por crianças e adolescentes, além de contar com a presença de seus amigos, familiares, autoridades locais e o prefeito do município.
O Guri, programa coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem se destacado ao oferecer cursos de música gratuitos em mais de 380 polos de ensino. Esses polos estão distribuídos pela capital, interior, litoral e até mesmo na Fundação CASA. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias e comunidades.
No segundo dia de audições, grupos musicais como: CAMERATA DEDILHADAS, PERCUSSÃO, GRUPO METAIS, SAXOFONE e GRUPO MADEIRAS subiram ao palco para mostrar seu talento e dedicação, esses grupos apresentaram as músicas tristeza do jeca, o caderno, romaria, azul da cor do mar, você, moreninha linda, velha infância, mario brother brasileiro, endeless love, a bela e a fera, may it be, city of star, super mon e firework.
A plateia foi agraciada com apresentações impecáveis, destacando-se a performance de uma linda banda, que encerrou o evento com a emocionante música “Firework”.
O público, contagiado pelo espetáculo, não poupou aplausos e demonstrou seu reconhecimento em uma ovação de pé.
O projeto Guri, além de proporcionar aulas de música, desempenha um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, estimulando sua criatividade, disciplina e trabalho em equipe. Com eventos como esse, o programa fortalece o vínculo entre alunos, professores, familiares e comunidades, promovendo a valorização da cultura musical e o crescimento pessoal de seus participantes.
Os talentos revelados pelo Projeto Guri são um exemplo vivo do poder transformador da música na vida dos jovens, reafirmando a importância de iniciativas que promovam o acesso à educação musical e incentivem o desenvolvimento artístico.