Na manhã desta segunda-feira (03/02), circulou nas redes sociais um vídeo mostrando a suposta demolição de casas no Jardim Bonfiglioli, a pedido da Secretaria de Obras. Diante da repercussão, o secretário de Obras, Diego Carvalho, esclareceu a situação e desmentiu as informações divulgadas.
Segundo o secretário, nenhuma família foi retirada e não houve demolição de moradias. “A verdade é que houve apenas a remoção de algumas cercas e materiais de construção que estavam no local. Não existia nenhuma construção em andamento”, afirmou Diego.
O secretário também classificou o vídeo compartilhado como uma montagem e destacou que as imagens são de 2022. “No início do vídeo, aparece uma máquina da Secretaria de Obras, mas, na sequência, mostram outra escavadeira demolindo um imóvel. Essa demolição aconteceu há dois anos, não é de agora. Hoje, repito, nenhuma casa foi demolida”, garantiu.
Diego Carvalho confirmou apenas a demolição de um barraco localizado próximo ao antigo “lixão” da cidade, que servia como abrigo para materiais e equipamentos, mas sem moradores. “A pessoa que utilizava o local retirou suas ferramentas antes da ação. Não havia ninguém morando ali, nenhuma família ficou desabrigada”, reforçou.
Sobre a situação no Jardim Bonfiglioli, o secretário explicou que a prefeitura tem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para monitorar a área e evitar novas ocupações irregulares. “Existem três edificações no local com famílias morando. Elas foram notificadas e têm 30 dias para desocupar. Caso não saiam, o caso será levado ao Judiciário para que a melhor solução seja encontrada”, disse.
Dessa forma, a Secretaria de Obras nega qualquer ação que tenha deixado famílias desabrigadas e reforça que segue o protocolo legal para lidar com ocupações irregulares na cidade.