Na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro, um desabamento parcial de uma casa localizada entre a Rua Arthur do Amaral Camargo, na Vila Taquari, e a Avenida Roberto Gretz (extensão da Avenida Mário Covas) causou pânico, mas felizmente não deixou feridos.
O incidente ocorreu por volta das 16h30, quando a metade da residência veio abaixo. Dona Darci, uma das moradoras, relatou que estava na casa no momento da tragédia. “Eu estava no quarto, mas saí para ir até a cozinha. Segundos depois, ouvi um barulho enorme e, quando olhei, meu quarto estava completamente destruído. Uma das telhas caiu exatamente onde eu estava. Foi um milagre não ter acontecido algo pior”, disse, emocionada.
Dona Darci mora com o marido, a mãe, cinco cachorros e quatro gatos, e todos escaparam ilesos. Apesar disso, a destruição foi extensa, com móveis e boa parte da estrutura da casa comprometidos. Nossa equipe constatou trincas severas nas paredes e ao redor da residência, algumas recém-formadas segundo os moradores.
A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Em seguida, agentes da Defesa Civil interditaram toda a residência devido ao risco iminente de novos desabamentos.
Os moradores afirmaram que, recentemente, uma obra foi iniciada no terreno abaixo da casa, o que levantou preocupações devido à retirada de terra próxima à fundação do imóvel. Eles relataram que chegaram a questionar o responsável pela obra, que, após levar um engenheiro ao local, garantiu que não havia riscos.
O proprietário do terreno foi localizado pela reportagem no momento do desabamento, mas se recusou a comentar a situação e deixou o local rapidamente. No entanto, após contato da Defesa Civil, ele se comprometeu a custear os prejuízos, além de alugar outra casa para os moradores até que a situação seja resolvida.
A Defesa Civil seguirá monitorando o local e nossa equipe também!