-Com febre e muitas dores, jovem de 24 anos volta para sua casa sem atendimento médico.
Na noite de ontem, recebemos reclamação de falta de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Itapeva.
Uma mãe, moradora da cidade de Itararé/SP entrou em contato com nossa equipe de reportagem informando que sua filha de 24 anos, que mora em Itapeva a cerca de 1 ano e meio, e nesta terça-feira por volta das 21:00 horas, doente precisou de atendimento médico, foi até o UPA e ao apresentar seu cartão SUS, o atendente da unidade verificou que seu cartão é do município de Itararé e a informou que não atendem pacientes de outra cidade, a jovem explicou, que para estudar, veio morar em Itapeva à mais de 1 ano, e durante todo esse período nunca precisou passar em consulta no UPA, e que estava em busca de atendimento pois está doente, com febre e muitas dores, porém, mesmo com todas as explicações e estando em estado febril, não foi atendida e voltou para sua casa. A moça mora no Centro de Itapeva e tem como provar residência.
Nossa equipe de reportagem foi até o UPA de Itapeva por volta das 23:40 e conversou com um atendente que estava no local, o mesmo alega que não estava na recepção no horário informado pela jovem, pois estava jantando, perguntamos quem foi o responsável pelo atendimento e o mesmo não chamou a suposta pessoa que estaria em seu lugar no momento, com respostas vagas, não conseguimos explicações sobre o ocorrido.
Não foi a primeira vez que recebemos reclamações sobre a Unidade de Pronto Atendimento do município, muitas pessoas têm nos procurado para expor situações de demora no atendimento, superlotação, falta de atendimento e muitos pedidos desesperados de ajuda, nosso papel é dar voz a população, ouvir todos os lados e dessa forma estamos abertos para ouvir qualquer autoridade que quiser se manifestar, a população espera por respostas e providências urgentemente.
No meu entendimento, caracteriza omissão de socorro, previsto em lei do código penal Artigo 135. A pessoa necessitava de um pronto atendimento.