Na madrugada desta sexta-feira (08/11), por volta das 3h30, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Acácio Piedade, no centro de Itapeva, atingindo três residências próximas. O incidente ocorreu na área conhecida como Sala Verde e deixou moradores assustados ao serem despertados pelo forte barulho causado pela queda.
Assim que perceberam os danos causados pela árvore, os moradores acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM), que rapidamente compareceu ao local e chamou a Defesa Civil. A equipe da Defesa Civil fez uma vistoria nas residências afetadas e interditou parcialmente duas delas, que apresentavam riscos estruturais. A terceira residência, que sofreu danos menores, não precisou de interdição.
Nossa equipe de reportagem esteve no local e constatou os estragos. Na primeira residência, a queda da árvore danificou severamente a cozinha, a área de serviço e o quintal, comprometendo o telhado, estruturas de madeira e alguns móveis, inclusive, a moradora decidiu se retirar do local e foi para a casa de sua irmã. Na segunda casa, a cozinha e a área de serviço foram tomadas por folhas e galhos; a queda afetou o tanque, a máquina de lavar e danificou a tubulação de água, deixando a residência sem abastecimento. Na terceira casa, a edícula sofreu danos na área dos fundos, com o telhado e o muro lateral atingidos por galhos e folhagens.
Apesar dos danos materiais, não houve feridos.
A árvore que caiu é da espécie Santa Bárbara, uma árvore caducifólia de grande porte originária da Ásia, que pode atingir até 20 metros de altura. Essa espécie é comum no centro e sul do Brasil e cresce de forma subespontânea.