A Prefeitura de Itapeva, por meio das Secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e de Obras e Serviços, realizou nesta quinta-feira (18) a inauguração do Aterro Sanitário Municipal Antônio Ulisses de Assis. O nome do aterro foi escolhido em homenagem a Antônio Ulisses, um servidor público que trabalhou como coletor por 14 anos na prefeitura municipal de Itapeva. Infelizmente, o Sr. Antônio Ulisses faleceu em abril de 2021 devido à Covid-19.
Com a conclusão do novo aterro, o antigo depósito de lixo do Bairro Santa Maria, conhecido como “lixão”, foi completamente desativado. As famílias que ainda trabalhavam no local e desejaram continuar foram contratadas pelo Programa de Coleta Seletiva porta a porta “Itapeva Recicla”. Elas se juntaram a outros 60 trabalhadores que atualmente realizam a coleta de materiais recicláveis com dignidade e garantia de renda.
A partir de agora, todos os rejeitos e resíduos sólidos gerados no município de Itapeva serão dispostos de maneira sustentável no novo Aterro Sanitário Municipal Antônio Ulisses de Assis.
As obras do aterro tiveram início em 2019, após a emissão do processo de licenciamento ambiental do projeto, que teve início em 2017. Após a aprovação da licença, foram realizados serviços de terraplanagem, construção de trincheiras, lagoas de chorume (drenos), implantação da manta, conclusão da guarita e fechamento do aterro. Todo o processo de construção foi acompanhado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Durante a inauguração do Aterro Sanitário, um caminhão de lixo e um trator demonstraram como os resíduos são tratados no local, seguindo todas as normas e padrões ambientais exigidos.
A obra foi financiada com recursos próprios do Poder Executivo Municipal, em parceria com a Sabesp, e teve um investimento total de R$2 milhões. A gestão do aterro está sendo realizada pela empresa terceirizada, IR Novatec.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, membros de cooperativas de reciclagem de Itapeva, familiares do homenageado, representantes de ONGs Ambientais da cidade, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Sabesp e da Prefeitura de Ribeirão Branco.
O HOMENAGEADO:
O coletor Antônio Ulisses de Assis começou a trabalhar na Prefeitura
Municipal de Itapeva no dia 6 de fevereiro de 1992 aos 17 anos, sendo
funcionário contratado.
E Passou em concurso público, ocupando o cargo de coletor no dia 14 de março de 2007. Ele era muito querido e respeitado pelos colegas de trabalho.
Logo que ele faleceu no dia 18 de abril de 2021, sendo mais uma vítima do Covid-19, os amigos entraram em contato com a família, informando que iriam solicitar à Câmara Municipal, uma homenagem pedindo que o aterro sanitário levasse o nome de Antonio Ulisses de Assis.
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Laércio Lopes e a Lei n° 4.521/2021 foi sancionada pelo prefeito municipal de Itapeva, Mário Sérgio Tassinari e publicada no Diário Oficial Eletrônico no dia 14 de junho de 2021.
Segundo sua esposa Patrícia Pereira da Cruz de Assis, o servidor público era considerado uma pessoa de boa índole, gostava de sua profissão, tendo o maior prazer em realizar os seus serviços como coletor.