Na madrugada desta quarta-feira (11), um grupo de brasileiros, incluindo três sorocabanos, aterrissou em Brasília após ser resgatado de Israel por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Os moradores de Sorocaba, Mirian Duarte da Silva, Romeu Barbosa da Silva Junior e Mara Gleyde, partiram da capital do Brasil em um voo fretado para Sorocaba, com chegada prevista às 9h.
Esses sorocabanos fazem parte de um grupo de 11 turistas que viajou a Israel para celebrar uma festa religiosa, mas foram surpreendidos pelos ataques do Hamas. Fabrício Ramon Lopes, que também estava no voo de retorno, descreveu a situação no Oriente Médio como caótica, relatando que saíram de Israel sob ameaças de mísseis e foram recebidos no Brasil com aplausos.
A operação de repatriação, parte de um esforço do governo brasileiro para trazer seus cidadãos da área de conflito em Israel e na Palestina, envolveu um voo da FAB que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10) e durou aproximadamente 14 horas. Outros voos estão planejados para trazer mais brasileiros de volta ao país nos próximos dias.
Famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência ou enfermos tiveram prioridade nessa operação de retorno. Aqueles que desejam sair de Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
O retorno desses brasileiros estava inicialmente programado para segunda-feira, mas foi adiado devido aos conflitos em Israel. Eles enfrentaram momentos de tensão, tendo que se esconder em um bunker durante um dos passeios em Jerusalém devido aos ataques de mísseis. Eles estavam hospedados ao lado de um hotel militar em Jerusalém enquanto aguardavam a oportunidade de retornar ao Brasil.
A Prefeitura de Sorocaba criou um canal de ajuda para famílias da região com parentes em Israel ou na Faixa de Gaza, em resposta a um pedido de Mateus, filho do casal Mirian e Romeu, para ajudar a trazer seus pais de volta ao Brasil. Muitos brasileiros se encontravam no aeroporto israelense na mesma expectativa de retornar ao Brasil.