-Operação “Mãos à Obra” das Polícias Civis de SP, RS e PR desmantelou rede de golpes.
Na manhã de hoje (20/03), ao nascer do sol, as Polícias Civis dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná uniram forças para realizar a operação “Mãos à Obra”, resultando na expedição de 15 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. A investigação, conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais de Itapeva (SP), esclareceu 34 casos relacionados a uma organização criminosa especializada em golpes do “falso intermediário”.
A “sede” da quadrilha atuava de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul (RS), atuava principalmente em sites de compras na internet, como o Marketplace, fingindo ser vendedores e negociando a compra de materiais de construção. Após receberem os pagamentos das vítimas, os criminosos efetuavam ligações para as lojas, encomendando as mercadorias. Em seguida, realizavam falsos pagamentos via PIX, deixando os comerciantes sem receber nada em troca.
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos simultaneamente em Guaíba (RS), Caxias do Sul (RS), Lageado (RS) e Irati (PR), com a participação de aproximadamente 90 policiais civis. A operação resultou na prisão de dois homens e quatro mulheres, além da apreensão de diversos objetos e aparelhos de telefonia celular em diferentes endereços.
Destaca-se a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nas diligências, especialmente devido à presença de uma advogada atuante na Comarca de Caxias do Sul (RS), entre os investigados. A equipe da Delegacia de Polícia de Metropolitana de Cachoeirinha (RS) também contribuiu com informações cruciais para o desfecho da operação.