As recentes chuvas que assolaram os vales gaúchos já são consideradas a maior tragédia meteorológica registrada no Rio Grande do Sul. Com um volume extraordinário de precipitações, diversos rios transbordaram, afetando não apenas áreas rurais, mas também cidades urbanas, incluindo a capital Porto Alegre. Os números divulgados pelas autoridades ajudam a compreender a gravidade do cenário.
De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta terça-feira (07/05), quase 1 milhão e meio de pessoas foram afetadas pelas chuvas e alagamentos. Entre os dados alarmantes, destaca-se que 156.056 pessoas estão desalojadas, 48.297 encontram-se em abrigos e 362 pessoas ficaram feridas.
📲 Participe do canal Itapeva Alerta no WhatsApp
O número de vítimas fatais continua a aumentar, atingindo a marca de 95 mortos, conforme atualização das autoridades estaduais. Além disso, o estado investiga outros quatro óbitos relacionados às enchentes. Os desaparecidos somam 131.
O cenário preocupante é agravado pela previsão de mais chuvas a partir da metade desta semana, especialmente em áreas já severamente afetadas por temporais. Este alerta reacende a preocupação das autoridades e da população diante da continuidade dos impactos climáticos na região.