-As investigações revelaram que a quadrilha causou um prejuízo estimado em R$ 6 milhões às empresas lesadas
Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro de 2024, a Polícia Civil de Itapeva/SP, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), deflagrou a operação “Cavalo de Aço”, desmantelando uma organização criminosa especializada no furto e desvio de cargas em quatro estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
📲 Participe do Canal Itapeva Alerta no YouTube
De acordo com as autoridades, a quadrilha atuava com uma estrutura organizada, dividida em células regionais. O grupo utilizava caminhões de transporte com documentos e placas falsificados para carregar as cargas, que posteriormente eram desviadas. Em diversas ocasiões, os criminosos registravam boletins de ocorrência falsos, alegando roubos, para justificar os desaparecimentos das mercadorias.
As investigações revelaram que a quadrilha causou um prejuízo estimado em R$ 6 milhões às empresas lesadas. Além dos furtos, os integrantes são suspeitos de praticar crimes como falsidade ideológica, uso de documentos falsos, receptação, adulteração de sinais identificadores de veículos e comunicação falsa de crimes.
O líder da quadrilha, um homem de 56 anos, foi preso em sua residência, localizada em um condomínio de luxo em São José do Rio Preto/SP. Outros 19 suspeitos também foram detidos em cidades paulistas como Quatá, Paulo de Faria, Araçatuba e Riolândia, além de localidades no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Durante a operação, 65 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de celulares, documentos, veículos e uma arma de fogo. A ação contou com a participação de aproximadamente 120 policiais civis, com o apoio de unidades policiais das cidades onde as ordens judiciais foram executadas.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros envolvidos e contabilizar o total de prejuízos gerados pela quadrilha.