-A instabilidade em infraestrutura elétrica e hídrica continua gerando transtornos para muitos moradores do bairro, e a insegurança relacionada a possível queda de postes de energia tem causado medo.
Após uma tempestade que atingiu Itapeva na última sexta-feira, diversos pontos da cidade foram severamente afetados, e vários deles sentiram o impacto de uma forma intensa, bairros da zona rural enfrentaram transtornos e ainda sentem a instabilidade de energia, entre eles estão os seguintes bairros: Bairro dos Lemes, Bairro Caputera, Bairro São Roque, Bairro Capoava, Bairro Lagoa Grande, Bairro Varzea, Bairro Lavrinhas, Bairro dos Prestes e também o Quilombo do Jaó.
O Quilombo do Jaó, após o temporal e ventos violentos, uma parcela significativa do bairro permanece às escuras e sem água há quase quatro dias, gerando inúmeros transtornos com interrupções intermitentes ao longo do dia.
A situação tornou-se tão crítica que a escola local foi forçada a fechar temporariamente devido à falta de energia. Os fortes ventos quase derrubaram postes nas imediações de residências e próximos ao viveiro local, apresentando riscos iminentes. Alguns desses postes, agora inclinados perigosamente, ameaçam cair a qualquer momento, forçando moradores a deixarem suas casas por receio do que pode ocorrer.
Em uma entrevista exclusiva à nossa equipe de reportagem, um casal de residentes compartilhou os desafios enfrentados: “Temos duas crianças pequenas em casa, a instabilidade de energia já estava causando transtornos, e agora, com o poste quase desabando sobre nossa residência, fomos obrigados a evacuar e buscar refúgio na casa de familiares. Já entramos em contato várias vezes com a empresa responsável pelo fornecimento de energia, e apesar das promessas de solução imediata, a situação persiste. Se chover novamente e o poste cair, nossa casa será destruída.”
Os moradores do Quilombo do Jaó aguardam medidas urgentes para resolver a situação precária que coloca em risco a segurança das residências e a tranquilidade dos moradores.