Um asilo localizado em Piraju, no interior de São Paulo, registrou mais de 20 casos de Covid-19 durante a última semana, marcando o terceiro surto da doença no local desde o início da pandemia. A instituição, conhecida como Asilo São Vicente de Paulo, relatou que 19 idosas e quatro funcionárias testaram positivo para o vírus.
Segundo Luiz Felipe Russo, escriturário do asilo, uma das idosas, com a idade de 94 anos, permanece internada sob observação devido à complicação adicional de estar com a doença de Chagas. No entanto, todas as outras idosas e funcionárias infectadas estão em condições estáveis e em isolamento.
Este não é o primeiro desafio enfrentado pelo asilo em relação à Covid-19. Em 2021, cinco casos foram registrados, e em 2022, 10 idosos testaram positivo. Agora, a instituição se concentra em conter a disseminação do vírus, mantendo as mulheres infectadas isoladas no setor feminino, a fim de evitar a transmissão para os homens residentes, que até o momento não apresentaram resultados positivos nos testes.
O Asilo São Vicente de Paulo anunciou que todos os residentes e funcionários passarão por testes de Covid-19 na próxima segunda-feira.