-Uma verdadeira aula de atitude e ação! Alunos da rede pública e privada, com idades entre 13 e 18 anos participaram de um projeto cheio de aprendizados políticos, que pode mudar o futuro de nossa cidade, despertando interesses por cargos públicos nesses jovens cheios de vontade e esperança.
Na noite de ontem, quinta-feira (07/12), aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva a solene formatura do Parlamento Jovem, um evento marcado por aprendizado político e participação ativa de cerca de 48 alunos de escolas públicas e privadas.
Há aproximadamente 5 anos, o Parlamento Jovem vem proporcionando uma experiência única para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Cada escola teve o privilégio de indicar dois alunos para participar, resultando em uma simulação de sessão ordinária notável realizada na noite de ontem.
A sessão simulada reproduziu fielmente todos os passos de uma sessão real, desde a presidência, vice presidência da câmara até as diferentes secretárias. Surpreendentemente, a bancada foi composta exclusivamente por jovens mulheres, formando uma bancada 100% feminina.
A pauta da sessão solene incluiu a entoação do hino de Itapeva, seguida por uma apresentação cultural do “GRUPO DE HONRA”. Os jovens apresentaram propostas durante o expediente, abordando questões relacionadas às suas realidades, necessidades locais e da cidade de Itapeva.
No regime de tema livre e ordem do dia, os projetos de lei, todos idealizados pelos jovens participantes, foram lidos, discutidos e votados. A comissão do Parlamento Jovem, composta pelos vereadores Marinho Nishiyama, Ronaldo Coquinho e Débora Marcondes, foi chamada para agradecer o engajamento dos vereadores no projeto, apoiando os jovens que podem ser os futuros políticos da cidade.
Dois jovens compartilharam suas experiências durante o projeto, na finalização da sessão. Para encerrar a cerimônia, todos os participantes foram agraciados com certificados e troféus. Destacamos o papel fundamental dos vereadores Marinho, Ronaldo e Débora, que deixaram uma marca significativa nos jovens, contribuindo para um futuro promissor na política local, os três vereadores, o presidente da Câmara e algumas outras autoridades foram surpreendidos com mimos dos jovens alunos. O ano dedicado ao projeto envolveu palestras, visitas à ALESP, encontros com deputados, aprendizado sobre política, tramitações, regras, projetos, leis e procedimentos parlamentares.
Gostaríamos de parabenizar o trabalho feio por Marinho, Ronaldo e Débora, foi nítido que desempenharam um trabalho grandioso, contribuir com aprendizado político na vida de adolescentes, significa trabalhar o presente, pensando no futuro. Entrevistamos alguns jovens que participaram do projeto, e também a comissão de vereadores que atuaram, eles explicaram com detalhes sobre o projeto, suas expectativas, percepções, deixaram recados para o próximo ano e os alunos demonstraram satisfação e interesse no assunto.